23.3.11

Aposta na valorização do Monte de Santa Helena


Concluída 1.ª fase das obras
no recinto em frente à capela

A Confraria de Santa Helena tem praticamente executada a primeira fase das obras de manutenção e melhoramento do recinto em frente à capela, num investimento de cerca de 25 mil euros.
Muro de sustentação tem apegado banco
De acordo com o tesoureiro, Alberto Vieira, os trabalhos,  que estão a cargo de uma empresa de construção civil da freguesia de Turiz (António Ferreira Martins), ficam concluídos até ao fim deste mês de Março.
A empreitada compreendeu a construção de um muro de suporte, todo em pedra, nos lados Nascente e Sul do recinto, que numa das partes atinge seis metros de altura, a colocação de vedação no mesmo e a criação de um banco corrido a todo o comprimento do lado Nascente, para além da reposição e alisamento do terreno com pó de pedra.

Junta e Confraria vão celebrar protocolo
 «Estão feitos mais de 400 metros quadrados de muros de suporte de terras, recuperados mais de 190 metros quadrados de terreno, sem esquecer a rede de protecção», precisa aquele responsável, explicando que esta intervenção tem por objectivo acautelar a segurança no local, já que anteriormente não havia nenhuma protecção na ravina e chegou a verificar-se quedas de pessoas, felizmente sem gravidade.
A obra é financiada a 99 por cento pela Confraria de Santa Helena, com verbas sobrantes das festas.
Alberto Vieira realça o empenho das respectivas comissões de festas, confrades e benfeitores, que «têm contribuído com o seu esforço e dedicação» para a dignificação daquele espaço.
Monte atrai cada vez mais visitantes
 Numa segunda fase, a Confraria pretende dotar o recinto de melhores condições a nível de serviços de apoio, estando previsto melhorar e ampliar as casas de banho, tornando-as acessíveis também a pessoas com mobilidade reduzida.
Entretanto, será celebrado um protocolo com a Junta de Freguesia da Lage de maneira a oficializar os termos de utilização pública do recinto e acordar as intervenções a realizar no futuro.
O objectivo, é tornar o terreno num espaço multifunções, capaz de propiciar a prática de desporto, lazer e a realização da feira mensal, entre outros eventos, adiantou o presidente da autarquia, Carlos Pedro Castro, que esteve esta terça-feira no local juntamente com o encarregado de obras da Confraria, Alberto Vieira, e um funcionário da Câmara de Vila Verde.
A Confraria e a Junta de Freguesia estão empenhadas em dotar o Monte de Santa Helena das «melhores condições de visita» para vir a ser integrado no projecto da Rota dos Miradouros que o Município de Vila Verde vai desenvolver, numa estratégia de promoção do Turismo concelhio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

1.º porco no espeto e feira tradicional - 2011

fogo de artifício