12.8.24

Olavo Bilac é o cabeça de cartaz

Lage festeja Santa Helena com

devoção e animação de 14 a 18 de agosto




A Paróquia de S. Julião da Lage, Vila Verde, prepara-se para celebrar as festas em honra de Santa Helena, de 14 a 18 de agosto, com uma programação repleta de celebrações religiosas, espetáculos musicais e animação popular. Olavo Bilac é o cabeça de cartaz. Atua na noite de sábado, dia 17.

O ponto alto das festividades ocorrerá no domingo, com a Eucaristia solene, celebrada às 11h00 em frente à capela, e a majestosa procissão em honra de Santa Helena, a partir das 16h00. 

A procissão sai da igreja paroquial da Lage em direção à capela, integrando 15 andores, confrarias da paróquia, dezenas de figurantes, o Agrupamento de Escuteiros da Lage e a Banda Filarmónica de Santa Maria de Bouro. 

As festividades iniciam-se oficialmente no dia 14 de agosto, às 10h00, com uma salva de morteiros. À noite, a festa continua com a atuação de André Gonçalves, a partir das 22h00. 

No dia 15, dia da festa da Assunção de Nossa Senhora, há uma missa seguida de procissão de velas, às 20h00. De tarde, pelas 17h30, será realizado o tradicional levantamento do Arco, momento que simboliza o arranque dos festejos.

Até ao dia 18, o recinto das festas será palco de vários espetáculos musicais, com atuações de Emanuel Moura (dia 15), Banda AM Show (dia 16), Olavo Bilac (dia 17) e a banda Senhoritas (dia 18), todos com início às 22h00. 


A noite de sábado, 17 de agosto, será particularmente especial, com uma sessão de fogo de artifício seguida de uma after party animada pelo Dj Hallux.

No domingo, após a procissão e o sermão, a Banda Filarmónica de Santa Maria de Bouro volta a atuar no recinto, seguida pelas prestações do Rancho Folclórico S. Martinho de Moure, da Rusga de São Paio de Merelim e do Rancho Folclórico de Santa Cecília de Vilaça, que trarão as músicas, danças e cantares tradicionais para encerrar as festividades.

As festas de Santa Helena, padroeira dos emigrantes, são consideradas das mais grandiosas do concelho de Vila Verde, atraindo milhares de visitantes ao Monte de Santa Helena, conhecido também como Monte de Santa Cruz. Com uma programação rica e variada, assegurada pela Comissão de Festas de 2024, as festividades são um momento de congregação da comunidade local e prometem oferecer momentos inesquecíveis de convívio. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

1.º porco no espeto e feira tradicional - 2011

fogo de artifício