FEIRA - ROTA DAS COLHEITAS


Feira Tradicional anima Monte de Santa Helena
Uma feira em moldes tradicionais, na freguesia da Lage, marcou uma das múltiplas etapas da "Rota das Colheitas". No Monte de Santa Helena, onde a vista alcança os Vales do Cávado, Homem e Neiva, perto de quatro dezenas de comerciantes, feirantes e produtores agrícolas do concelho dinamizaram uma feira com uma participação de público muito assinalável.
 «É a primeira edição, mas temos já argumentos para dizer que vamos mantê-la no futuro e, tudo indica, vamos mesmo criar uma feira mensal neste local», revelou o presidente da Junta de Freguesia da Lage, Carlos Pedro Castro, vincando o «apoio imprescindível da Confraria de Stª Helena», que cede o espaço envolvente.
Esta é mais uma das actividades integrada na iniciativa "Na Rota das Colheitas", promovida pelo Município de Vila Verde/Proviver-EM, com organização das Juntas de Freguesia e Associações Locais.
O espaço da feira contou com a participação de produtores agrícolas do Concelho, que formam a tradicional carreira de produtos típicos, "abraçados" pelas tendas de vestuário, louça, calçado, malas, bijutarias e as barraquinhas de comes e bebes.
«O espaço é muito bom e tem todos os ingredientes para lançar uma futura "rota das feiras" tradicionais integrada na iniciativa mais ampla "Na Rota das Colheitas"», observou o presidente do Conselho de Administração da Proviver-EM, Manuel Barros, presente na feira. Este destacou, «sobretudo, a presença de agricultores e produtores agrícolas de raiz tradicional que encontram nestas feiras uma forma de escoar os seus produtos. A rota das colheitas é também isto: dar oportunidade aos produtores de escoarem os seus produtos e ao público de encontrar o mais profundo e genuíno sabor dos produtos da nossa terra». 
O presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, também aproveitou para se juntar aos presentes e constatar que «a iniciativa "Na Rota das Colheitas" começa a mexer com todos, de uma forma positiva e com o alcance que desejávamos, de forma a alargar este projecto no futuro. É caso para dizer que Vila Verde está a mexer positivamente!».
Texto e foto: Site da Câmara Municipal de Vila Verde

1.º porco no espeto e feira tradicional - 2011

fogo de artifício