Festa de Santa Helena
anima freguesia da Lage
A freguesia da Lage está a viver as festividades em honra de Santa Helena, considerada a padroeira dos emigrantes.
O levantamento do Arco, quinta-feira, marcou o arranque oficial das festas, que estão entre as mais grandiosas do concelho de Vila Verde.
Sexta, 17, depois da missa, solenizada pelo Grupo de Jovens em Caminhada, atua o grupo Tekos (22h00). No final do concerto tem lugar a grandiosa sessão de fogo de artifício que é antecipada por imperativos legais que se prendem com o risco elevado de ocorrência de incêndios no distrito de Braga.
Sábado,18, dia litúrgico de Santa Helena, é celebrada uma missa em honra da Santa, às 18h30.
À noite realizam-se os espectáculos do humorista Zé Pacóvio (22h00) e dos cantores Ricardo & Henrique (23h00).
Os Zés Pereiras de Gémeos (Guimarães) percorrem os vários lugares da freguesia, a partir das 8h00, ao som de bombos e outros instrumentos musicais.
Domingo, dia 19, é o principal dia das celebrações religiosas, com a Eucaristia solene, às 11h00, solenizada pelo Grupo Coral da Lage, na Capela de Santa Helena, e a majestosa procissão, com saída às 15h30 da igreja paroquial da Lage em direção à capela. Acompanham o cortejo religioso o Agrupamento de Escuteiros da Lage, a Banda de Música de Cabreiros e a Fanfarra da Vila de Prado. No final, pelas 17h00, há sermão.
Às 19h00, actuam o Rancho Infantil e Juvenil de Atiães e o Rancho São Pedro de Canidelo – Vila Nova de Gaia. Pelas 22h00, sobe ao palco Sérgio Mirra.
Sem comentários:
Enviar um comentário