4.6.13

Ereta em 1738, é das mais antigas associações de fiéis de Vila Verde

Confraria do Santíssimo Sacramento
celebrou 275 anos em ambiente de festa
 
A Confraria do Santíssimo Sacramento da paróquia da Lage, ereta canónicamente em 1738, pelo Arcebispo de Braga, assinalou no passado domingo (2 de Maio), 275 anos de existência.
As comemorações coincidiram com a vivência da solenidade do Corpo de Deus, um dos momentos mais significativos do ano litúrgico para esta Confraria, que está sediada na igreja paroquial e tem como principais objetivos «zelar e contribuir para que a Eucaristia seja verdadeira celebração do mistério pascal do Senhor, promover o culto ao Santíssimo Sacramento, organizar o Compasso da Visita Pascal, entre outros».

As cerimónias decorreram na igreja paroquial, com a tradicional procissão ao Cruzeiro Velho. Como habitual neste dia, realizou-se a passagem de testemunho da Confraria do Santíssimo Sacramento a uma nova equipa. Esta tradição engloba a entrega da Cruz, ou melhor, das cruzes – pois são seis.

«Foi uma cerimónia interessante, não demos pelo tempo passar, durando uma hora e meia, seguindo-se o convívio da partilha do bolo de aniversário, onde o povo aderiu em massa, pois não é todos os dias que se festejam 275 anos que é a idade da nossa confraria (1738 – 2013), penso que será uma das mais velhas do arciprestado de Vila Verde», refere Alberto Vieira, o juiz da Confraria que cessou funções.

«Como juiz desta Confraria fiquei bastante orgulhoso por ter sido escolhido num ano marcante como o Ano da Fé e por ter a oportunidade de festejar os 275 anos desta Confraria», salienta o mesmo dirigente.Alberto Vieira acrescenta que «foi um ano interessante» e a equipa saiu com a «consciência do dever cumprido»,  desejando aos sucessores «a maior sorte do mundo, para que todos unidos possam levar bem alto e promover o Culto ao Santíssimo Sacramento».
«Um bem-haja a todos que de uma maneira ou outra colaboraram connosco, dos Presidentes do Compasso à nossa coordenadora das mordomas zeladoras, que é sem margem para dúvidas a pessoa que mais se dedica à nossa Igreja», conclui, terminando agradecendo a todos os lagenses, presentes nas cerimónias do Corpo de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

1.º porco no espeto e feira tradicional - 2011

fogo de artifício