5.1.12

Festa de São Julião - 7 de janeiro


Paróquia da Lage
festeja o padroeiro
  
São Julião
 A paróquia da Lage, arciprestado de Vila Verde, celebra este sábado, 7 de janeiro, a festa litúrgica do seu padroeiro, São Julião.
O programa religioso compreende duas missas, a primeira às 15h30, para todos os catequizandos e seus pais, antecedida de adoração, e a de encerramento, às 19h00. Uma hora antes (18h00) há uma adoração geral e no final uma procissão da igreja até ao denominado Cruzeiro Velho, cuja realização está sujeita às condições meteorológicas.
O Santíssimo Sacramento está exposto das 9h00 até às 19h00, altura em que tem início a missa.
No Boletim da paróquia é feito um «forte apelo» à participação no encerramento do Lausperene.
«Neste ano pastoral, o senhor Arcebispo pede que se trate o tema “A Igreja alimenta-se da Palavra de Deus”. Seria bom que viessem muitas pessoas ouvir a Palavra de Deus neste Tríduo (de quarta a sábado). Aproveitemos o facto de termos o dia do nosso padroeiro ao sábado (só acontecerá de novo daqui a 5 anos) para podermos aumentar a nossa devoção ao Santíssimo e estarmos mais tempo em adoração/oração/conversa com Deus», lê-se.
O mártir Julião viveu no século III, em Antioquia, e dedicou a sua vida, em colaboração com Basilissa (sua esposa), à assistência aos pobres e necessitados, chegando mesmo a transformar a sua casa num hospício. Demonstrou dedicação pelos assuntos da Igreja, o que poderá ter provocado desaprovação por todos os que eram considerados pagãos na época. Esse mesmo sentimento deverá ter levado Marciano, um governador da Antioquia, a prendê-lo e puni-lo, sendo a sua sentença percorrer as ruas da cidade amarrado, como forma de mostrar a punição exercida sobre os cristãos. Manteve-se fiel à sua fé cristã e aos seus princípios, o que levou à continuidade das respectivas torturas, causa da sua morte.

Sem comentários:

Enviar um comentário

1.º porco no espeto e feira tradicional - 2011

fogo de artifício