Cargas de lenha voltam a predominar
Passagem do cortejo pelo lugar do Sobreiro |
Parte de cima iguala contributo da parte
de baixo da freguesia
As ofertas da parte de cima da freguesia da Lage, leiloadas no último domingo, a favor da Festa em honra de Santa Helena, foram semelhantes, em quantidade, às doadas pela população da parte de baixo no leilão que decorreu a 22 de Maio.
Centenas de pessoas aguardavam a chegada |
Cinquenta e uma cargas de lenha, entre tractores e carrinhas, um camião de areia e um camião de brita, foi o resultado mais visível deste segundo grandioso cortejo de oferendas, que atraiu centenas de pessoas ao Monte de Santa Helena.
Galináceos e produtos agrícolas são presença habitual |
À semelhança do primeiro leilão, todas as cargas de lenha foram arrematas. «Correu muito bem, se mais lenha houvesse, mais se vendia», disse António Peixoto, um dos elementos da Comissão de Festas.
Além da madeira, cortada dias antes pelos membros da Comissão, foram arrematados diversos produtos agrícolas, galináceos, coelhos, ovinos e comida.
Em nome do grupo que está a preparar a Festa, António Peixoto reconheceu e agradeceu a generosidade da população da Lage que demonstrou, uma vez mais, o orgulho e o carinho que tem por esta tradição de cariz religioso.
Arrematação só terminou por volta das 21h30 |
O cortejo saiu do Lugar de Carvalhô, cerca das 14h30, e chegou ao recinto junto à capela mais de uma hora depois, com um ligeiro atraso devido a uma pequena avaria num dos tractores que teve de ser rebocado.
Depois de todas as viaturas alinhadas, o leilão começou de imediato, primeiro da lenha e só depois dos restantes produtos. Quando o animador de serviço acabou de arrematar eram aproximadamente 21h30. Enquanto decorria a venda dos objectos, muitos convivas aproveitaram para saborear os petiscos disponibilizados no bar assim como pão quente, com chouriço, cozido na hora, num forno a lenha, por um grupo de senhoras da freguesia.
Sem comentários:
Enviar um comentário