5.12.13

Concertos de Natal nos dias 6 e 15 de dezembro

Grupo Coral da Lage
 
festeja 30 anos com dois concertos
O Grupo Coral da Lage celebra o 30.º aniversário este domingo, 8 de dezembro, na festa da Imaculada Conçeição, sua padroeira.
As comemorações iniciam-se dois dias antes, dia 6, com um concerto de Natal, às 21h00, na igreja paroquial da Lage, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva. Além do Grupo Coral da Lage, atuam a Academia de Música de Vila Verde e a Orquestrina.
No dia do aniversário, 8 dezembro, é celebrada uma missa solene, às 10h30, em honra da Imaculada Conceição, presidida pelo pároco da Lage, padre Constantino Peixoto Vilela de Sousa, seguindo-se um almoço de confraternização e um convívio com momentos de animação.
As comemorações encerram no dia 15 dezembro com um concerto de Natal, também na igreja paroquial, às 15h00, promovido pela Junta de Freguesia da Lage, com a participação do Grupo Coral da Lage e da Banda de Música de Vila Verde.
O Grupo Coral da Paróquia da Lage foi fundado em 8 de dezembro de 1983 pelo professor Amadeu de Sousa Cruz, após um desafio lançado pelo padre Constantino Peixoto Vilela de Sousa.
Atualmente conta com cerca de duas dezenas de coralistas, em quarto vozes.
Ao longo destes 30 anos da sua existência tem servido a Liturgia, quer na paróquia, quer no santuário de Nossa Senhora do Alívio (na missa das 11h00 do primeiro domingo de cada mês).
Colaborou sempre com o movimento coral diocesano participando em diversos concertos de música sacra, bem como em gravações para a Nova Revista de Música Sacra.
Foi o impulsionador para a realização dos Encontros de Coros no Arciprestado de Vila Verde, sendo o anfitrião do 2.º Encontro em 1993.
Nos anos de 1987 e de 1988 realizou, em colaboração com o Grupo Coral de Oleiros, também do arciprestado de Vila Verde, Concertos de Natal, com coro e orquestra, levados a efeito nas Igrejas de Lage, Oleiros e no Santuário do Bom Despacho em Cervães.
Celebrou no dia 8 de dezembro de 2008, as Bodas de Prata na Eucaristia dedicada à Padroeira Imaculada Conceição.

Sem comentários:

Publicar um comentário

1.º porco no espeto e feira tradicional - 2011

fogo de artifício