4.12.11

Antiga Escola do Penedo ganha vida


Casa das Artes abre
no primeiro trimestre de 2012


A Casa das Artes, uma estrutura de apoio aos artistas e de promoção do trabalho artístico, vai abrir na antiga escola do Penedo da freguesia da Lage provavelmente antes da Primavera  do próximo ano, indica o presidente da D’Arte – Associação de Artistas do Baixo Minho.
Maciel Cardeira adianta que os trabalhos de recuperação do edifício entraram na fase de acabamentos e no início do ano devem ficar concluídos. A instalação dos equipamentos e mobiliário necessários à actividade da casa acontecerá progressivamente.
O projecto está a ser desenvolvido pela Associação, ao abrigo de um protocolo celebrado, em 2002, com o Município de Vila Verde, que cedeu as instalações e comprometeu-se a apoiar a instalação da estrutura, que disporá de espaços para formação, ateliers e galeria para exposição.
A iniciativa envolve ainda a Junta de Freguesia da Lage e voluntários.
Obra vai entrar na fase de acabamentos
De acordo com o projecto, o antigo edifício escolar, datado de finais do século XIX,  será transformado numa sala-galeria e funcionará também como ateliê. Na parte central  será criado um mezanino onde funcionará o secretariado e a sede da Associação. O anexo será utilizado como oficina dos artistas.
Nos últimos meses, a Direcção e os associados da D’Arte têm 

aproveitado feriados e fins-de-semana para dar seguimento às obras, depois que foi concluída a empreitada da substituição dos telhados do edifício principal e de um anexo, num investimento de 30 mil euros.
No feriado de 1 de Dezembro, um grupo de ‘voluntários’ esteve a limpar parte do recinto exterior e a trabalhar na instalação eléctrica.
«A obra está a andar, podia ser mais rápido, mas não está mal. Contámos concluir as partes do soalho, pintura, da electricidade e da água até ao fim deste mês e a partir daí já podemos iniciar aqui actividade», disse Maciel Cardeira.
Para a próxima semana  deve começar a ser colocado o soalho e provavelmente também as janelas, já adjudicadas.
Um dos desenhos de alunos recuperados

O soalho e o arranjo urbanístico da envolvente é assegurado pela Câmara de Vila Verde, proprietária do imóvel.
«A continuidade das obras só tem sido possível com as parcerias que temos com a Junta de Freguesia da Lage, com o Município de Vila Verde e com outros apoios que nos têm dado», salientou o dirigente.


A D’Arte começou já a preparar o calendário de actividades da Casa das Artes a partir da Primavera de 2012. Além de exposições e ateliês, estão previstos espectáculos nocturnos ao ar-livre no Verão (fado, teatro, cinema).


O programa  deverá conter algumas acções fruto de parcerias que a Associação estabeleceu com algumas associações locais, e também francesas, para dinamizar o espaço, bem como com a Câmara de Vila Verde, para a organização de workshops.
Trabalhos iniciais da intervenção

A Casa das Artes poderá vir a ser também parceira da iniciativa Braga - Capital Europeia da Juventude 2012, recebendo e/ou organizando exposições e ateliês para crianças e jovens.

Contudo, a direcção da D’Arte mostra-se cautelosa e não coloca a fasquia muito alta. 


«Enquanto não virmos o soalho, as luzes dos candeeiros, os cavaletes não nos podemos comprometer com nada», disse Maciel Cardeira.
A Câmara de Vila Verde tem enquadrada a Casa das Artes na estratégia de promoção cultural do concelho, através de uma ligação estreita à Bienal Internacional de Arte Jovem, para cujo lançamento a D’Arte teve um papel reconhecido e na qual se assumiu como grande promotora.

O projecto inicial da Casa das Artes previa uma construção nova, mas face à actual crise, a Associação optou por aproveitar a antiga escola EB1 do Penedo e apostar na sua recuperação.
"Fichas" dos últimos anos da Escola do Penedo
Para o restauto do edifício, chegaram a ser entregues junto do Governo Civil de Braga duas candidaturas a fundos do Piddac, que acabaram por não ser aprovadas.
 A D’Arte é uma Associação de Artistas de Vila Verde na área do Baixo Minho que tem como fins principais promover a educação cultural e artística. Coordena exposições, divulga obras e artistas, apoia jovens artistas e incentiva futuros artistas,  ministrando atliês de artes plásticas.

Actualmente tem cerca de 40 associados, dos 16 aos 76 anos, em todo o Distrito de Braga.

Sem comentários:

Publicar um comentário

1.º porco no espeto e feira tradicional - 2011

fogo de artifício