9.8.11

Festa decorre de 18 a 21 de Agosto

Comissão apresenta programa



UHF na Santa Helena 


Pela primeira vez, a festa de Santa Helena recebe um grande grupo português da música rock, sobejamente conhecido do público: os UHF.
A banda liderada por António Manuel Ribeiro dá um concerto na noite do dia 20 de Agosto, sábado, a partir das 22h30. Antes e depois dos UHF e da sessão de fogo-de-artifício actua a banda 5.ª Dimensão.
O cantor popular barcelense Jorge Loureiro, consagrado recentemente com disco d´ouro pela Rádio Voz do Neiva/Jornal ‘o Vilaverdense’, é outra das atracções da maior festa na Lage, que apresenta um dos melhores cartazes de Verão na Região.
A Festa em honra de Santa Helena, apontada como padroeira dos emigrantes, tem lugar de 18 a 21 de Agosto e foi apresentada, em conferência de imprensa, no passado sábado, pela Comissão Festas.
O programa festivo está fechado e este ano aposta forte na animação nocturna, ressaltando os espectáculo de música – e música para todos os gostos -, acompanhados de sessões de fogo de artifício.
No primeiro dia das festividades, quinta-feira, dia 18 de Agosto, actua o artista barcelense Jorge Loureiro e sua Banda, que ainda recentemente brindou os seus fãs no Monte de Santa Helena, aquando do I Festival de Verão da Rádio Voz do Neiva.
Antes deste espectáculo, actua a cantora Marciana.
Pelas 18h00, vai acontecer o levantamento do arco, um momento que gera sempre alguma curiosidade e até entusiasmo.
Na noite de sexta-feira, 19 de Agosto, sobe ao palco a Banda Lux.
No dia 20, como já foi referido, animam o recinto a banda 5.ª Dimensão e os UHF que deverão tocar alguns temas conhecidos como “Cavalos de Corrida”, “Rua do Carmo”, “Sarajevo”, “Foge comigo Maria”, “ Menina estás à Janela”, “Dança Comigo”, Matas-me com o teu olhar” e muitos outros.
O grupo deverá aproveitar também para divulgar alguns temas do seu mais recente trabalho discográfico, intitulado “Porquê?”, editado o ano passado, e do qual se destaca o single com o nome que dá título ao CD.
No domingo, último dia da Festa, tem lugar um festival de folclore com a participação de 5 grupos (Rancho Infantil de Atiães, Rancho Infantil da Vila do Pico de Regalados, Rancho Folclórico S. Estevão de Regadas, Rancho Folclórico de Moure, Rancho Folclórico Casa da Barca de Villepreux).
Não menos importante é a componente religiosa, de que se destaca a majestosa procissão em honra de Santa Helena, no domingo à tarde. Este cortejo religioso sai da igreja paroquial da Lage pelas 15h00, em direcção à capela de Santa Helena, e integrará entre 15 e 18 andores, dezenas de figurados, os membros da Comissão de Festas, as confrarias da paróquia, representantes de movimentos da igreja, os Escuteiros, culminando com um sermão.
De manhã, às 11h00, é celebrada uma missa campal junto à capela, presidida pelo Padre Constantino Vilela de Sousa, pároco da Lage, que, celebra as suas bodas de ouro sacerdotais no dia 15 de Agosto. A Eucaristia é solenizada pelo Grupo Coral da Lage. A partir das 9h00 actua a Banda Filarmónica de Calvos.
Como é tradição, dois grupos de Zés Pereiras vão percorrer os lugares da freguesia no sábado de manhã.
Dado que o espectáculo dos UHF irá atrair, certamente, milhares de pessoas a este recinto, a Comissão de Festas apela às pessoas que não se guardem para a última hora, procurem estacionar as suas viaturas de modo a não criar obstáculos à circulação, e colaborem com os agentes da autoridade (a GNR), que estarão nos principais acessos a ordenar o trânsito.


Confraria e Junta querem
valorizar Monte de Santa Helena


Na mesma conferência de imprensa, a Confraria de Santa Helena e a Junta de Freguesia da Lage anunciaram publicamente a celebração de um protocolo para prosseguir as obras de valorização do Monte de Santa Helena, um dos ex-libris do concelho de Vila Verde.
Executada a fase de manutenção e melhoramento do recinto em frente à capela, num investimento de cerca de 28 mil euros, as duas entidades pretendem agora criar um espaço multifunções, que permita a prática de desporto, lazer e a realização da feira mensal.
O presidente da Junta de Freguesia da Lage, Carlos Pedro Castro, adiantou que o primeiro passo consistirá na criação de uma área para a prática desportiva.
«Começaremos por intervir ao nível do piso, passando depois à criação e ampliação de infra-estruturas, nomeadamente balneários e casas de banho, tornando-os acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida», explicou.
Será também criado um espaço de lazer, com área para piqueniques ou merendas, e criado um miradouro, de maneira a aproveitar a magnífica vista que daquele local é possível obter sobre o vale do Cávado.
A Confraria e a Junta de Freguesia pretendem, assim, dotar o Monte de Santa Helena das «melhores condições de visita», que possibilitarão, no futuro, integrar o local no projecto da Rota dos Miradouros que o Município de Vila Verde vai desenvolver, numa estratégia de promoção do Turismo concelhio.
Para já ainda não existe uma data apontada para o início das obras, mas a Confraria de Santa Helena e a Junta de Freguesia da Lage gostariam que a intervenção tivesse início ainda antes do final do ano.
Segundo Carlos Pedro Castro, «ainda não existe uma estimativa orçamental para as obras, mas os gastos serão inteiramente sustentados pela Junta de Freguesia da Lage, pela Câmara de Vila Verde e pela Confraria de Santa Helena, sobretudo com verbas sobrantes das festas.


Programa detalhado da Festa

Quinta-feira - 18 Agosto

10H00 - Abertura das festividades com salva de morteiros.
10H15 - Música gravada.
18H00 - Levantamento do Arco.
20H30 - Eucaristia em Honra de Sta. Helena, seguida da procissão de velas.
21H30 - Actuação de Marciana.
22H00 - Actuação de Jorge Loureiro e sua banda.
24H00 - Sessão de fogo-de-artifício.


Sexta-feira - 19 Agosto

10H00 - Música gravada.
21H30 - Actuação da banda: “1ª Banda Lux”.
24H00 - Sessão de fogo-de-artifício.

Sábado 20 Agosto

08H00 - Início da volta pela freguesia com os “Zés P’reiras de Atiães” e “Zés P’reiras de Pedregais”
10H00 - Música gravada.
21H30 - Actuação da banda “5ª dimensão”.
23H00 - Actuação do grupo “UHF”.
24H00 - Grandiosa sessão de fogo-de-artifício, seguida pela continuação da actuação da banda “5ª dimensão”.

Domingo - 21 Agosto

09H00 - Entrada da “Banda Musical de Calvos”.
11H00 - Missa Solene na Capela de Sta. Helena.
14H30 - Entrada da Fanfarra da Cruz Vermelha de Prado.
15H00 - Majestosa procissão, da Igreja paroquial até ao Monte de Sta. Helena.
18H00 - Sorteio dos prémios.
18H30 - Desfile de ranchos folclóricos do Largo do Sobreiro até ao Monte de Sta. Helena, seguido de actuação:
Rancho Infantil de Atiães
Rancho Infantil da Vila de Pico de Regalados
Rancho Folclórico S. Estevão de Regadas
Rancho Folclórico de Moure
Rancho Folclórico Casa da Barca de Villepreux

22H00 - Actuação dos artistas locais: “Daniel Branco; Daniel Nogueira e Ayrton”
24H00 - Sessão de fogo-de-artifício.







Sem comentários:

Publicar um comentário

1.º porco no espeto e feira tradicional - 2011

fogo de artifício