17.8.17

Cinco dias de festividades

Música, celebrações religiosas e fogo de artifício no Monte de Santa Cruz

LAGE CELEBRA
FESTA DE SANTA HELENA

A freguesia da Lage já está a viver as festividades em honra de Santa Helena, considerada a padroeira dos emigrantes.

Este ano, há cinco dias de animação, mais um do que é habitual. O levantamento do Arco, esta quinta-feira, 17 de agosto, às 17h00, como que marca o arranque oficial das festas, que estão entre as mais grandiosas do concelho de Vila Verde.

O ponto alto do programa acontece no domingo, dia 20, com a Eucaristia solene, às 11h00, na Capela de Santa Helena, e a majestosa procissão, com saída às 16h30 da igreja paroquial da Lage em direção à capela. 
Sexta-feira,18, dia litúrgico de Santa Helena, é celebrada uma missa em honra da Santa, às 20h30, seguida de procissão de velas.
A Banda Musical TexTura (dia 17), Johnny Abreu (18), Leandro (19) e Zé Barbosa (20) são os artistas que este ano animam as festas da Lage que todos os anos são asseguradas por uma comissão constituída por voluntários da freguesia.
No sábado de manhã, o grupo Zés P’reiras de Poiares percorrerá os vários lugares da freguesia, a partir das 8h00, ao som de bombos e outros instrumentos musicais.
À noite, depois da habitual sessão de fogo de artifício, entra em palco o comediante Jaimão.
No domingo, antes da Eucaristia, destaca-se a entrada da Banda de Música de Cabreiros (8h00). Antes da procissão, pelas 15h30, entra a Fanfarra da Vila de Prado.
Ao fim da tarde, pelas 19h30, atua o Rancho Folclórico da Vila de Prado.

Nos cinco dias da festa, após as atuações musicais, haverá sessões de fogo de artifício, sendo a de sábado à noite a mais demorada e “vistosa”.

1 comentário:

  1. gastasse tanto dinheiro em festas e o resto da freguesia uma porcaria

    ResponderEliminar

1.º porco no espeto e feira tradicional - 2011

fogo de artifício