14.8.13

De 15 a 18 de agosto

Música, celebrações religiosas e fogo de artifício atraem milhares de pessoas ao Monte de Santa Helena
Lage vive quatro dias de festa
 
O levantamento do arco, esta quinta-feira, 15 de agosto, às 18h00, marca o início das festividades em honra de Santa Helena, considerada a padroeira dos emigrantes.
A Orquestra Musical Norte e a cantora Adriana Lua são os principais nomes anunciados
no cartaz para animar a noite de sábado, que é aquela que habitualmente atrai mais gente ao Monte de Santa Helena.
Com uma programação menos sonante do que a das festas de anos anteriores,  a Comissão aposta, ainda assim, em espetáculos musicais nos quatro dias, seguidos de sessões de fogo de artíficio - uma das atrações desta festa, principalmente o espetáculo pirotécnico de sábado.
Assim, na primeira noite, dia 15, a partir das 22h00, sobem ao palco os Amigos da Concertina de Barcelos.
Na sexta-feira, é a vez da atuação do cantor Anjinho e Amigos (21h00), seguindo-se um espetáculo da Orquestra Flash Show (22h30).
Os Zés Pereiras de Atiães (uma presença habitual nas festividades de Santa Helena), e os Zés Pereiras Estrelas Norte de Barcelos percorrem a freguesia durante a manhã de sábado, anunciando com os seus característicos instrumentos musicias um fim de semana de folia. À noite atuam, como já foi mencionado, a Orquestra Musical Norte e a cantora Adriana Lua.
No último dia da festa, 18 de agosto, dia em que se celebra a festa litúrgica de Santa Helena, o destaque vai para o programa religioso, que começa às 11h00 com a Eucaristia solene em honra da santa, na capela com o seu nome, depois da entrada da Banda Filarmónica de Santa Maria de Bouro. 
Pelas 15h00, sai da igreja paroquial da Lage a majestosa procissão em direção ao Monte de Santa Helena, incorporando dezenas de figurados, as várias confrarias da paróquia com as suas bandeiras, escuteiros, banda de música, entidades civis e religiosas.
Após um sorteio de prémios, haverá,  a partir das 18h30, um espetáculo de folclore com a atuação dos ranchos da Vila de Prado, da Casa do Povo da Vila de Prado e das Lavradeiras.
A dupla Miguel Costa e Marta põem fim à animação musical com uma atuação a partir das 22h00, ao que se segue um momento de fogo de artifício.

Sem comentários:

Enviar um comentário

1.º porco no espeto e feira tradicional - 2011

fogo de artifício